PLANO DE ATUAÇÃO
Literatura infantil:
trabalhando a diversidade com alunos do 3º ano do ensino fundamental
A
metodologia empregada na realização do projeto interventivo utilizou mecanismo
literário, com a utilização do livro Na minha escola todo mundo é igual das
autoras Rossana Ramos e Priscila Sanson, para a discussão da temática
Diversidade. As atividades propostas contêm leitura, discussão, reflexão,
aprendizagem, trabalho lúdico e socialização.
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar
os alunos em relação as necessidades especiais, diversidades culturais e
diferentes biótipos, proporcionando momentos de reflexão e estudos sobre
diversidade na perspectiva da inclusão, respeitando e valorizando as diferenças
socioculturais, afetivas, subjetivas, físicas e cognitivas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Estimular o respeito às
diferenças;
Aprender sobre diversidade;
Proporcionar a integração entre
os alunos;
Fazer com que o aluno descubra e
reconheça suas limitações;
Apresentar a realidade das
pessoas com necessidades especiais;
Refletir sobre a aceitação
pessoal e social das pessoas.
PROCEDIMENTOS
Leitura
do livro
1)
Leitura e interpretação da livro. Na minha escola todo mundo é igual (a
associação da leitura com as imagens feita pelos alunos)
Em
sala de aula todos em círculo, a professora inicia a leitura do livro Na minha
escola todo mundo é igual das autoras
Rossana Ramos e Priscila Sanson, utilizando o data show ou o
retroprojetor. OBS: É necessária a utilização deste recurso, pois o livro
contém ilustrações agradáveis e coloridas que prendem a atenção do aluno, a
partir das ilustrações do livro fica mais fácil à compreensão por parte dos
alunos sobre o tema.
2)
Debate sobre a obra (o desenvolvimento oral dos alunos através de debates)
Após
a leitura e exposição das gravuras inicia-se uma conversa sobre o tema do livro
Na minha escola todo mundo é igual, onde todos falarão um pouco sobre o livro.
A professora conduzirá a conversa de acordo com a sequencia de diversidades
apresentadas no livro.
3)
Refletindo sobre os diferentes tipos de deficiências ( a reflexão do aluno
sobre os diferentes tipos de deficiências)
A
professora faz a pergunta. Vocês conhecem alguém com algum tipo de deficiência?
O
professor deve esperar cada um responder e os que disserem que sim, ela deve
pedir para esse aluno que fale um pouco sobre o assunto para a turma e se tiver
algum aluno com deficiência na classe peça que ele mesmo fale sobre a questão.
OBS; O professor deve conduzir o diálogo sempre respeitando as limitações e o
tempo de cada aluno, se o aluno não quiser falar sobre o assunto, em outro
momento oportuno o professor faz ou não a abordagem.
4)
Biótipos: ( o reconhecimento sobre as diferenças individuais e coletivas)
Todos
de pé o professor pede para cada aluno identificar o seu biótipo, a cor dos
cabelos, a cor dos olhos, a altura, etc.. O professor pode começar falando como
é o seu próprio biótipo.
5)
Diversidade cultural (a aprendizagem sobre as diferentes culturas existentes no
Brasil)
O
professor traz para a sala de aula um mapa do Brasil em tamanho ampliado e pede
para cada aluno falar o estado de origem que pertence sua família e o professor
irá mostrando no mapa a localização de cada estado e pergunta para todos se
eles conhecem os costumes, comidas típicas e os sotaque das região.
6)
Lúdico ( a exteriorização do que foi aprendido através de desenhos sobre o
tema)
Posteriormente
todos os alunos farão um desenho na folha A4, lápis de cor e giz de cera
destacando as diversidades
abordadas no livro.
7) Socialização ( trabalho em equipe na
construção e exposição de um painel com os desenhos)
Depois
de concluído todos os desenhos, iniciará a confecção de um painel na área
externa, onde serão expostos todos os desenhos para a contemplação de todos da
escola.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE ATUAÇÃO
A
avaliação será formativa, durante o processo de aprendizagem no desenvolvimento
do projeto, através dos debates sobre diversidade, observações, participações,
as respostas dos alunos sobre as questões expostas pelo professor, os desenhos
feitos pelos alunos e a confecção do painel feito em coletivo para toda a
escola.
A
avaliação pedagógica terá caráter formativo. Ao final do semestre será aberto
um debate com os alunos e o professor da turma sobre o tema, para saber se os
objetivos educativos foram alcançados, ou se ainda será necessário mais ênfase
nas questões sobre diversidade, e de acordo com os resultados obtidos o
professor pode reformular as estratégias de ensino que foram aplicadas ou
retroalimentar o sistema de ensino e aprendizagem.
RESULTADO ESPERADO
Tendo
em vista os objetivos do projeto, os resultados esperados são que os educando
reflita sobre diversidade e que o reconhecimento das diferenças o respeito e a
tolerância ao próximo sejam realmente apropriados pelos sujeitos.
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